quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Capas - A primeira impressão

Acho que a minha primeira lembrança de comprar algo referente ao que seria a minha futura carreira, foi em um passado 1989, eu então com 12 anos, pedindo para o meu tio comprar para mim o programa da peça Elas por Ela estrelada por Marília Pêra no antigo Teatro Ginástico.

Achava o máximo ver naquelas páginas... os nomes, a ficha técnica, as imagens que resumiam o espetáculo, as letras das músicas (era um musical), a capa com a arte do cartaz...

Acredito que essa seja a minha primeira lembrança mais específica quanto à profissão de designer gráfico e, acredito também que possa vir daí a vertente de trabalho com Design Editorial, uma das minhas favoritas.

Portanto, após essa viagem no túnel do tempo, posto aqui imagens de projetos gráficos editoriais feitos para a Editora Lucerna/Zeus ao longo dos últimos seis anos, onde os trabalhos executados até 2006 foram realizados em parceria com o designer e amigo Marcelus Gaio.

Os projetos para a Editora Lucerna/Zeus iniciaram-se em 2002 com a Coleção Os Amigos da Lis, com texto e ilustrações da amiga Rose Araujo (com quem dividi o projeto do Almanaque do Ziraldo). Os livros, nos quais realizamos o projeto gráfico de capa e miolo, apresentam as história da turma de personagens que mora no mesmo prédio e divide seu tempo livre com muita imaginação e consciência ecológica.

A partir daí foram realizados diversos projetos gráficos para capas e algumas coleções da editora, especializada em lingüística. Como a Série Dispersos, a Coleção Pontos Essenciais, Coleção Educação e Transdiscipliaridade, Hiroshima 45, Organização do Texto Descritivo em Língua Portuguesa, entre outros.

Nenhum comentário: