quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Selo Ziraldo 75 anos: uma marca para comemorar!

No início das idéias para o projeto do Almanaque do Ziraldo, sugeri para a Editora Melhoramentos a realização de um selo, que divulgasse a comemoração dos 75 anos do Ziraldo e que pudesse ser aplicada nas capas dos livros e em todo o material da editora que festejasse o aniversário.



Diversas opções que incluíam o logotipo da Melhoramentos foram pensadas, porém descartadas no início da concepção. Mantive apenas opções que apresentavam os 75 anos do artista. Uma das alternativas incluía a panela do personagem Menino Maluquinho, opção também descartada pois apresentava-se limitada em relação ao universo criativo de Ziraldo.
Outra opção foi a utilização de um tipo desenhado pelo artista, comumente utilizado em seus trabalhos, e a criação dos caracteres “7” e “5” baseados no seu traço. A solução gráfica foi bastante satisfatória, mas o próprio Ziraldo ressaltou o aspecto de que pareceria que ele próprio teria criado a marca em sua própria homenagem. Portanto descartamos essa opção.
A opção final foi a utilização do numeral junto da assinatura do Ziraldo (um ícone por si só) com os números "7" e "5" unidos em seu desenho, apresentando um caráter contemporâneo e dinâmico.

O selo foi utilizado no estande da Editora Melhoramentos na Bienal do Livro no Rio de Janeiro/2007, bem como em marcadores, cartazes, adesivos para vitrines, camisetas, e algumas publicações como a capa do livro Menina das Estrelas e em kits promocionais produzidos para a Livraria Saraiva.

2 comentários:

Julio Carvalho disse...

muito legal, Luis. Gostei muito. Parabéns!

Rodrigo Müller disse...

belo selo. sou fã de minimalismo! =)