domingo, 9 de dezembro de 2007

Êta, Cachaça danada!

Lá para as bandas de 2004/2005 começou o trabalho com a danada da cachaça. E digo danada, pois apesar de não ser um especialista, a EngenhoDoce é tão boa, mas tão boa, que quando você experimenta, só dá pra ter certeza disso: Danada de Boa!

Na época, o convite apareceu por meio de uma grande amiga (e excelente redatora) de unir-se com outros 2 amigos juntando assim áreas fundamentais para atender ao cliente: Atendimento, Criação/Produção e Planejamento.


O início do trabalho era criar uma nova identidade visual para a tradicional bebida mineira e o reposicionamento da marca. Com esses passos surgiram os rótulos, papelaria, folheteria, banners e o website.
Em meados de 2006, por ocasião da Copa do Mundo de Futebol, realizamos uma campanha para uma edição comemorativa da cachaça, com rótulo especial em edição limitada. Para isso, produzimos um cartaz para PDV.

Em um segundo momento, realizamos um plano de comunicação e distribuição para a EngenhoDoce Cachaça Mineira. Essa etapa do projeto incluiu a criação de uniformes, um portfólio de produção, um banner para PDV e um banner institucional.

O Portfólio de Produção, foi em particular, um dos trabalhos que mais gostei de fazer. A equipe (nós três) fomos para a Cidade de Passa Quatro / MG em uma viagem que não durou mais que 48 horas. Eu, com a máquina em punho registrava detalhes da cidade, da natureza e do alambique onde a cachaça é produzida. No total, foram realizadas quase 500 fotos que, após a edição, foram utilizadas no impresso que tem 10 páginas, e apresenta o produto e cada uma das suas etapas de produção.

O ponto centralizador das ações planejadas para a EngenhoDoce aconteceu no início de janeiro de 2007, na participação da marca na FEICA Rio (Feira Internacional da Cachaça) realizada no Hotel Othon em Copacabana. Para o evento realizamos a criação e executamos a decoração do stand da cachaça, naquele que era o primeiro evento do gênero no Rio de Janeiro.
Hoje, são mais de 3 anos de um grande trabalho com um resultado sempre recompensador. Um trabalho onde sempre aprendo muito, justamente pelo caráter multidisciplinar dos projetos. Então, aproveito para deixar um abraço aos amigos que me chamaram para participar dessa empreeitada: Paola Gil e Ney Ferreira. E também aqueles que colaboraram com o projeto: Marcelus Gaio (design | na fase inicial), Marcelo Corrêa (fotos estúdio) e Patrick Coelho (webmaster).

Um comentário:

Paola Gil disse...

Caraca!! ainda não tinha visto isso!!
Ficou muito legal, Luluca!
Bj enooooorme!
Vou mandar o link pro Ney.